Quanto tempo devo namorar?



Existem dois tabus na sociedade que perseguem os casais de namorados desde o primeiro ano de relacionamento: o 1º é que o namoro que dura muitos anos é sinal de que um dos dois está enrolando para casar; o 2º já diz o contrário, namoro que dá em casamento em menos de um ano é muito precoce.
Se o casal tem idade, estrutura financeira e maturidade para elevar o namoro ao próximo nível, que é o noivado, não existem motivos que possam impedir que isso aconteça. “Sabíamos que namoraríamos por pouco tempo, pois nosso relacionamento começou e perdurou com muita maturidade e essa era a intenção do nosso coração”, compartilha Natália Porcel, que namorou durante 10 meses e casou-se em dezembro do ano passado. Tanto Natália quanto seu esposo Willian Porcel engataram o relacionamento já na fase adulta, e o namoro foi um tempo para confirmar o que planejavam um com o outro.
Já o casal Larissa Retes e Estefano Laporte namora há sete anos, pois ambos eram adolescentes quando começaram o relacionamento, e juntos têm crescido na vida pessoal, profissional e emocional. “Temos em nosso relacionamento vários pontos positivos como a amizade – ele é meu melhor amigo; e a maturidade – enfrentamos várias situações juntos. Mas também existem outros negativos como a rotina – que vem da busca diária por estrutura financeira e nos faz abdicar de momentos singulares como tínhamos no início; e o desafio de mantermos o relacionamento em total santidade, além da pressão por parte da sociedade”, comenta Larissa, que diz existirem alguns motivos pelos quais ainda não saíram do status “namorando”, como os estudos e a falta de condições financeiras.
É muito importante entender os perigos de namorar por muito ou por pouco tempo. A paixão, por exemplo, é algo que os casais que namoram há poucos meses devem prestar atenção para não precipitarem as coisas. “Ela é um sentimento muito forte e só isso. E é diferente do amor, que por envolver renúncia e escolha pode ser eterno, geralmente a paixão dura de seis meses a quatro anos. Já foi comprovado cientificamente que ninguém fica apaixonado além desse tempo, caso contrário morreria do coração”, explica Richarde Guerra.
Já para os casais que estão há mais de dois anos namorando, o perigo é quando a paixão passa, o relacionamento começa a ficar “sem graça”, e o casal passa a tomar liberdades que não convém. “O namoro fica velho e muitos casais geralmente caem na carnalidade e no desrespeito”, completa Richarde, que compartilha ter namorado sua esposa, Priscila, por dois anos e dois meses, ocupados por muita oração, leitura da Palavra, jejum e conversa. “Esse investimento em outra pessoa, e aprender a se anular, é mais ou menos imitar o que Cristo fez pela Igreja e o que Paulo fala que o marido deve fazer pela esposa. Para a Priscila falar do nosso namoro é relembrar nossas sextas-feiras em que entregávamos nosso jejum, líamos a Bíblia e Deus falava conosco”, disse.
Se você namora há anos e não sabe se casa, ou existem motivos que impeçam você a tomar um passo para o noivado, Richarde aconselha: “Sejam ousados e marquem a data do casamento, não fujam do compromisso. Nosso Deus é um Deus de compromisso, se ele está abençoando esse namoro, vai abençoar ainda mais o casamento de vocês”. Natália e seu esposo Willian completam: “Reflitam sobre o propósito desse namoro. Se for viver somente o ‘hoje’, vocês precisam rever seus conceitos, mas se o tempo de espera para o casamento é por algum motivo maior, de estudo ou algo semelhante, é interessante planejarem o casamento gradativamente. Pois o quanto antes planejarem menos trabalho terão às vésperas e melhores resultados alcançarão”.

Site Lagoinha
http://www.lagoinha.com/ibl-noticia/quanto-tempo-devo-namorar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário