O desafio da mudança

O maior desafio da mudança é decidir mudar, sair do conforto habitual, da rotina, da segurança para algo desconhecido, mas para piorar essa situação, ainda temos que encarar a decepção das pessoas que não aceitam a nossa decisão de mudar.
 
Quase nunca conseguimos ser agradáveis a todos, pois são muitas diferenças de gostos e pensamentos, então certamente iremos desagradar alguns em nossas mudanças, seja elas de qualquer ordem.

Quando conheci a minha esposa, ela tinha cabelos longos. Eu sempre gostei de mulheres com cabelos longos (uma herança assembleana talvez) mas, depois de algum tempo de casados, ela resolveu inovar e cortou seu cabelo curto, bem curto e isso para mim foi frustrante. Eu não me opus a ela, porque é questão de gosto pessoal e tenho que respeitar, mas achei estranha essa mudança. O meu problema não era o tamanho do cabelo, mas sim a mudança.

As mudanças sempre serão um pouco traumáticas, seja um corte do cabelo, mudança de casa, mudança de emprego, mudança de namorado (a), mudança de pastor, mudança de igreja, mudança de função, entre outras coisas. As mudanças  vão ser recebidas de formas diferentes para quem está mudando e para quem não está sendo mudado.

Eu entendo que deixar o outro seguir seu rumo, andar pelos suas vontades é muito difícil, pois temos um apego ao que amamos, ao que conquistamos. Lidar com o sentimento de perda é complicado para a maioria dos seres humanos e no caso das mudanças, nos sentimos lesados, sentimo-nos que algo nos foi "roubado", gerando tristezas, decepções, iras, desconfortos e muitos outros sentimentos de derrota.
Mudanças nos traz ansiedade também. Perguntamo-nos como será o novo, imaginamos o que faremos no lugar, como serão os novos amigos, os novos vizinhos, quem pode ser o novo namorado (a), como serei recebido no novo emprego. Assim não vivemos nem no futuro, pois ainda não estamos lá e nem no presente, pois não temos mais ânimo para dar continuidade à velha vida.

Os cuidados que devemos ter ao saber que uma mudança ocorrerá é a de "terminar" bem o tempo onde estiver. Buscar entender as dificuldades de aceitação da mudança pelas pessoas que irão ficar na antiga igreja/emprego/cidade e não viver o futuro, mas sim dar atenção ideal ao presente, pois começar bem o nosso relacionamento com as pessoas é bom, mas terminar excelente, é melhor ainda.

Extraído do site Instituto Jetro:
www.institutojetro.com/Artigos/administracao_geral/o_desafio_da_mudanca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário